Hoje a professora trouxe para a sala um ramo de flores que comprou na rua e disse que o tinha trazido para falarmos sobre o Dia da Espiga, que é hoje. Nós quisemos saber o que significava este dia.
Então a professora explicou.
A Quinta-feira da Ascensão é uma festa muito importante para igreja católica porque se celebra a ascensão de Jesus Cristo ao céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado (a Páscoa celebra a ressurreição).
Este dia, a Ascensão, ocorre quarenta dias depois da Páscoa, e por isso é sempre numa quinta-feira.
Neste dia, celebra-se o Dia da Espiga que por ocorrer sempre a uma quinta-feira é também conhecido por Quinta-feira da Espiga.
Tradicionalmente, neste dia, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores do campo.
Com essas flores, formam um ramo com: espigas de trigo, um raminho de oliveira, malmequeres e papoilas.
O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc.
Cada elemento simboliza um desejo:
A espiga - que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)
O raminho de folhas de oliveira - que haja paz (a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina).
(Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.)
Flores (malmequeres, papoilas, etc.) - que haja alegria (simbolizada pela cor das flores
O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.
Hoje em dia, nas grandes cidades, as pessoas já não vão colher o Ramo da Espiga (nem há onde...), mas há quem os vá colher ao campo e os vá vender às ruas das grandes cidades.... ajudando a preservar a tradição.
A Professora disse-nos ainda que diz a tradição que neste dia se costuma guardar uma carcaça de pão junto com uma moeda dentro de um saco. Esta carcaça será guardada durante um ano, até ao próximo Dia da Espiga, altura em que se distribuirá pelos membros da família para ser comida.
Faz-se isto para que na casa haja sempre pão e/ou dinheiro para o comprar. Por incrível que pareça esta carcaça, apesar de ir endurecendo, nunca ganha bolor.
Outra coisa que aprendemos é que neste dia não se deve trabalhar na terra.
No próximo ano vamos querer ir apanhar a espiga ao campo.